sábado, 9 de junho de 2012

"Os Brinquedos no Reino da Gramática"

Estréia do novo espetáculo da Cia Camarim de Teatro "Os Brinquedos no Reino da Gramática" em agosto de 2011 em Maranguape. Em breve estaremos com o espetáculo de volta!


Teatro Sesc Emiliano Queiroz Março de 2012



quinta-feira, 7 de junho de 2012

NOVIDADE! Sede da Cia Camarim de Teatro!!!

A Cia Camarim de Teatro a cada dia traz novidades. Hoje a diretoria formada por Davidson Caldas (Diretor e Presidente), Fábio Araújo (Maquiador e Produtor executivo), Edilson Gomes (Marketing e Ator), Anthony Lobo (Secretário e Ator) discutiram o calendário do grupo, atividades, aulas, ensaios e principalmente um importantíssimo projeto que servirá como estandarte do grupo a partir de então.  A partir de hoje o grupo trabalhará arduamente para a construção da nossa sede. O primeiro passo já foi dado, com a compra de nosso terreno de 12 m de frente X 40 m Profundidade no centro de Maranguape.
Agora o grupo trabalhará exclusivamente para arrecadar recursos e doações para a construção desta sede, que terá um papel fundamental na construção da arte em nossa cidade, pois muito além de uma sede, esse espaço será o ponto principal de fomentação da arte para a sociedade maranguapense.
Em breve divulgaremos mais informações sobre esta super novidade!!!

Campanha de divulgação do Blog da Cia Camarim de Teatro


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cia Camarim de Teatro e o Teatro SESC Emiliano Queiroz realizam PROJETO ESCOLA

Teatro Sesc Emiliano Queiroz - 05 de Junho de 2012 com o "Projeto Escola"

 Desde ontem (5) a CIA CAMARIM DE TEATRO vem apresentando o espetáculo "OS PALHAÇOS E AS HISTÓRIAS DE BRANCA DE NEVE E CHAPEUZINHO VERMELHO" para escolas de nível fundamental da rede publica municipal de Fortaleza, a convite do Teatro SESC Emiliano Queiroz. Com um grande público de crianças, o espetáculo mostra grande interação com os pequenos, que pouco tem oportunidades de entrarem em contato com a cultura. 
O projeto ainda continua com mais 3 apresentações no referido teatro.

Projeto Escola com: "Os Palhaços e as Histórias de
 Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho"

VIII FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA 2012 - INSCRIÇÕES ABERTAS - SECULTFOR

Foi publicado no dia 01/06 o edital de seleção para o VIII FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA, que vai acontecer de 4 a 11 de agosto.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho e serão selecionados 25 espetáculos teatrais, sendo 20 locais e cinco nacionais.
A inscrição para grupos de Fortaleza deve ser realizada na sede da Secultfor, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h, na sala de editais.
Para os grupos não sediados em Fortaleza serão aceitas inscrições de propostas enviadas pelos Correios, via Sedex, para o seguinte endereço:

Edital de Chamada para seleção de espetáculos teatrais para o VIII Festival de Teatro de Fortaleza 2012
SECULTFOR – Coordenação de Teatro e Circo
Rua Pereira Filgueras, Nº 4 – Centro, Fortaleza-Ceará, CEP: 60.160-150

Os espetáculos inscritos serão selecionados por uma comissão composta por 05 (cinco) membros, dentre profissionais experientes e reconhecidos especialistas na área teatral; sendo dois indicados pelo Fórum de Teatro, a partir de uma lista de seis nomes, e três indicados pela Secultfor.

Os critérios para seleção, estabelecidos pelo edital, são: excelência artística do espetáculo, diversidade cultural da produção de teatro, qualificação dos artistas envolvidos e capacidade de adequação do espetáculo aos espaços de apresentações disponibilizados pelo festival. O resultado será divulgado no dia 02 de julho no site da Secultfor e junto à Coordenação de Linguagens Artísticas, de forma presencial, na sede da secretaria.

O VIII Festival de Teatro de Fortaleza será realizado nos principais teatros da cidade, centros culturais, praças, terminais de ônibus e escolas municipais. Na programação, além da mostra de espetáculos, constam oficinas e seminários para a comunidade e para a classe teatral, atividades artístico-educativas para estudantes da rede pública de ensino, rodas de conversa e uma mostra de teatro nos bairros. Toda a programação será gratuita.

Mais informações com a assessoria do Festival de Teatro de Fortaleza - Helena Felix - 9993.4920, e da Secultfor - 8899.8705/3105.1386

Clique AQUI para acesso ao EDITAL.

Clique nos link abaixo para DOWNLOADS DOS ANEXOS




terça-feira, 5 de junho de 2012

Teatro que Encanta

Livrolândia: O Reino da Leitura - Teatro Dragão do Mar
Temporada de Junho de 2010

Vou confessar a vocês que o "fazer teatro" fica quase inexplicável quando se busca a palavra certa pra definí-lo. O fato é que muitos autores definiram essa sensação com maestria. Eu, porém, ainda me perco nas palavras muitas vezes incertas. Tudo se dá pelo fato que teatralizar a vida nunca deixa de ser um meio complexo. Sou ator jovem, apesar de uma boa experiência vivida nesse segmento. Me vejo ainda criança diante do muito que tenho que aprender. Meus olhos ainda brilham e meu coração ainda ferve de vontade de encontrar e explorar o que essa bela arte tem a me proporcionar. Faço teatro desde meus 10 anos de idade e sem nunca tê-lo largado desde que eu o encontrei. Sinto que a missão ainda nem começou.

Houve um tempo em que me apaixonei pela escrita e por várias vezes me vi escrevendo peças teatrais que na verdade eram retrato do meu cotidiano e de tudo que eu observava. Depois ergui as mangas e comecei a dirigir minhas peças onde descobri ainda mais esse amor pela arte. Fui fazer um curso de teatro e em pouco tempo eu estava em meu primeiro espetáculo profissional: “Homens Rapinas” e em não menos que um mês, juntamente com meus colegas, fundávamos a Cia Camarim de Teatro, sobre a direção de Davidson Caldas: Um grande homem que me ensinou a explorar com sabedoria essa arte e que até hoje tenho a honra de explorar dele tudo aquilo que tanto busco. Para muitos é uma rasgação de seda, mas para mim é um gesto de reconhecimento e gratidão pela pessoa que ele é. Pra finalizar minha babação, ai vai o recado: “A gente não pode parar, as coisas vão mudar agora, viu tio Davidson?”
Os Brinquedos no Reino da Gramática
Teatro Sesc Emiliano Queiroz - 04/2012

A Cia. Camarim de Teatro passou por várias fases, com vários atores e por vários motivos uns foram amadurecendo e outros retrocedendo, por pura vaidade. Em diversos caminhos seguidos, hoje a Cia é um caldeirão de emoções que podemos ver saltando dos olhos de muitos atores jovens que compõem nosso quadro de elenco. Assim como eu, que ainda não me tirei dessa lista, digo que esse prazer que sentimos em buscar o novo, sustentar e evoluir o que adquirimos é a pura vontade de se apaixonar mais, pois o teatro nos encanta.

Agora ouso dizer que a Cia Camarim de Teatro irá passar por uma nova fase e que essa fase marcará sua história ,pois encantar com o teatro nos tornará ,atores, cada vez mais profissionais. 

Por: Edilson Gomes

A Bela e Talentosa Estrela

Marcelo Costa
Charlene não era atriz, era uma estrela. Você provavelmente nunca ouviu falar em Charlene Girão. Que pena. O teatro cearense nunca mais terá um figura como Charlene. Como Gilda, jamais haverá outra Charlene. Infelizmente não sei quando ela nasceu. Dizem que na segunda guerra era Coca Cola. Isto é moça de Fortaleza que namorava os soldados americano. Se você quiser visualizar como ela era, mais ou menos como era sua aparência, pense em Gina Lollobrigida, a atriz italiana. Andava sempre produzida. Com tamanco de salto alto, cabelo vermelho encaracolado. Chamava atenção por onde andava. Era quase um arraso. Falece no Rio de Janeiro, em 1998, senhora casada. Não sei quando para lá se mudou nem se teve filhos.

Eu gostaria de escrever algo a altura de Charlene. Talvez não consiga. Ela tinha um pé na história e outro no anedotário do teatro cearense. Ficou imortal como figura folclórica. Injustiça. Ela deve ser levada a sério. Tinha talento sim.

Charlene era sensual e explorava isso. Jogou tudo seu sex appeal no papel de Madalena no "Mártir do Calvário", do Conjunto Teatral Cearense, que criou para ela o slogan: a bela e talentosa estrela. A sede era no Pio X, atras da igreja do coração de Jesus, na Duque de Caxias. Os espetáculos do CTC, com Charlene dirigida por J. Cabral, arrecadavam fundos para a reconstrução da igreja. Foi lá que ela estreou em 1958 com "Alvorada" de Carlos Câmara.

Sua carreira foi relativamente curta. Participou de uma feira no parque, ci-dade da criança, onde dançava com um biquíni coberto de penas. Um gay invejo-so e falso amigo denunciou a Frei Conrado que ela dançava nua. Foi o fim. Foi vetada no palco do Pio X. Quando a companhia de revistas Walter Pinto, esteve em Fortaleza, ela fez teste e foi aprovada. Não consta que tenha seguido com a companhia. Mas na saída do teatro ela dizia para Izidoro dos Santos, segurando sua frasqueira: ele (Walter Pinto) disse que meu corpo era escultural. E era. Tipo violão, de formas voluptuosas e arredondadas. Não se conformava se não ser a Madalena do "Morro do Ouro", interpretado pela sílfide Tereza Paiva. E o que é surpreendente, mesmo seus mais ardentes detratores admitiram, que apesar do estilo de vida, Charlene casou virgem. Era também Mae West.

Minha estreia no teatro, com a peça "Jaçanã", em 1963 tinha Charlene Girão no elenco. Dizem que antes de começar o espetáculo ela distribuía bombom com os meninos para aplaudi-la quando entrasse em cena. Verdade ou mentira, era aplaudida, sim. Já não podia se apresentar no Pio X, e J Cabral só podia con-tar com ela nos espetáculos pelo interior ou fora daquela palco. Esse foi no Teatro Paroquial de Acarape, 15 de novembro, 1963. O folclore diz que no interior foi confundida com Miss Ceará, como noiva do Vavá (jogador da seleção de 58), equívocos que ela não desfazia.

Mas antes de ser minha colega de cena, entrevistei Charle para um jornal mural que tinha em casa. Era eu e Tinôco Filho, meu primo, o autor de "Quando as Borboletas retornam Ferida", premiado pelo SNT. Elaboramos as perguntas com antecedência. Algumas delas tiradas da revista Cinelândia, de entrevistas com outros atores. A primeira pergunta era: você se considera uma boa atriz? E lá fomos nos para o Pio X, caneta e caderno na mão. Na primeira pergunta terminou a entrevista. Charlene respondeu sem a menor sombra de modéstia:
- Sou a melhor atriz do Ceará.
Foi um choque e de tão estarrecidos não conseguimos continuar. Os colegas gostam de provocar Charlene e contar para ela comentários desairosos que por acaso se fizesse. Ela respondia com um bordão, que de tanto ouvir, decorei:
- Estão despeitados, porque não tem o meu charme, a minha elegância, não chegam em aos meus pés.

Bordão que ela repetia sempre que recebia um comentário desfavorável. Do mesmo jeito ela confidenciava, de um por um do elenco, após o espetáculo, que "nós dois fomos os melhores, roubamos a cena". Ninguém acreditava. Ainda era teatro do ponto.

Charlene quando lhe conheci, eu era pequeno demais que entender sua grandeza. Que você brilhe no céu, junto de suas outras colegas, as estrelas.

Palco e Platéia
A carne é mais gostosa quando está mais perto do osso.
Burro velho, capim novo.
Todo nós, um dia, já fomos Darlene.

Por: Marcelo Costa

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O teatro, casa dos sonhos

Bertolt Brecht
Muitos vêem o teatro como casa
De produção de sonhos.
Vocês atores são vistos
Como vendedores de drogas. 
Em seus locais escurecidos
As pessoas se transformam em reis e realizam
Atos heroicos sem perigo. 
Tomado de entusiasmo
Consigo mesmo ou de compaixão por si mesmo
Fica-se sentado, em feliz distração esquecendo
As dificuldades do dia a dia – um fugitivo.
Todo tipo de fábula preparam com mãos hábeis,de modo a
Mexer com nossas emoções. Para isso utilizam
Acontecimentos do mundo real. Sem dúvida, alguém
Que aí chegasse de repente, o barulho do tráfego ainda nos ouvidos
E ainda sóbrio, mal reconheceria sobre essas tábuas
O mundo que acabou de deixar.
E também
Saindo por fim desses seus locais,
Novamente o homem pequeno, não mais o rei
Não mais reconheceria o mundo e se acharia
Deslocado na vida real. 
Muitos, é verdade
Vêem essa atividade como inocente. 
Na mesquinhez
E uniformidade de nossas vidas, dizem, sonhos
São bem-vindos. Como suportar
Sem sonhos? Mas assim, atores, seu teatro torna-se
Uma casa onde se aprende a suportar
A vida mesquinha e uniforme, e a renunciar
Aos grandes atos e mesmo à compaixão
Por si mesmo. Mas vocês
Mostram um falso mundo, descuidadamente juntado
Tal como os sonhos o mostram, transformado por desejos
Ou desfigurado por medos, tristes
Enganadores.

Por Bertolt Brecht

Nova Tempoarada de "OS PALHAÇOS E AS HISTORIAS DE BRANCA DE NEVE E CHAPEUZINHO VERMELHO"

Como se não bastasse um domingo bem divertido, a Cia. Camarim de Teatro não pára!
No mesmo domingo onde parte do elenco comemorava em Paracuru -CE o sucesso das temporadas em 2012 de outros espetáculos, outra parte do elenco e até alguns que também viajaram, terminaram à noite a apresentação de estréia de mais uma temporada do espetáculo "OS PALHAÇOS E AS HISTÓRIAS DE BRANCA DE NEVE E CHAPEUZINHO VERMELHO" ,no Teatro Sesc Senac Iracema.

Desde já fica o convite:

Abaixo podemos ver uma foto da Equipe que preparou e dos atores do espetáculo:
Adriano Araújo (Ator), Pristley Pereira (Ator), Davidson Caldas (Diretor), Anthony Lobo (Contrarregra) e Edilson Gomes (Marketing e Produção)
Foto tirada minutos antes da apresentação.
Parte do público do TEATRO SESC SENAC IRACEMA (03/06/2012)


Comunicado Importante para o Elenco


Confraternização dos Elenco do espetáculo "Os Brinquedos no Reino da Gramática"


Em agosto de 2011 estreou em Maranguape no Teatro Pedro Gomes de Matos mais um espetáculo da Cia Camarim de Teatro: "Os Brinquedos no Reino da Gramática" ,com direção de Davidson Caldas e texto de Fernando Lira que vem encantando a todos por onde passa!

No último fim de semana, para comemorar a excelente fase e inúmeras temporadas do espetáculo, a Cia. Camarim de Teatro presenteou os atores e a todos que fazem parte desse projeto com uma super comemoração em uma pousada na Praia de Paracuru -CE.
De malas prontas em plena sexta-feira a noite, o grupo partiu de Maranguape rumo à Paracuru. Uma viagem sempre divertida com um gostinho a mais na animação. Durante 3 dias nos confraternizamos e nos divertimos muito, renovando nossas energias para uma nova fase que iremos começar a partir da próxima semana, intitulada de "Projeto Futuro".
Mais uma vez vai meus parabéns a todos os envolvidos nesse maravilhoso espetáculo!
Desde já para as próximas apresentações: MERDA!


Novidades!


Já fazia um bom tempo que planejávamos criar um blog para que pudéssemos compartilhar nosso dia-a-dia no mundo maravilhoso da arte do Teatro! Por isso a Cia. Camarim de Teatro lança a partir de hoje nosso blog Oficial, que nos deixará cada vez mais próximos da platéia e onde anunciaremos as novidades que estão por vir. Fique atento a todas nossas atualizações.
O objetivo é interagir com nossos leitores, ou seria melhor chamá-los de PÚBLICO?! Em todas as nossas mídias sociais iremos deixá-lo atualizado em tudo que irá acontecer, além de ser um portal para a diversão, com sorteios de cortesias, camisetas e brindes para toda galera.
Divulgue essa super novidade. Por enquanto ainda estamos atualizando todos os detalhes para deixar esse blog impecável. Não se preocupe, você também não vai esperar tanto. Acesse nosso FACEBOOK clicando AQUI e siga-nos no TWITTER clicando AQUI!
Ajude-nos a tornar esse blog cada vez melhor, envie sua sujestão através de comentários! Participe!