segunda-feira, 22 de outubro de 2012

“Cinderela” no Teatro do Via Sul

“Era uma vez, no tempo de reis e rainhas, uma linda menina órfã chamada Cinderela...”


Nos dias 29 e 30 de setembro, no Teatro do Via Sul Shopping recebeu o espetáculo “Cinderela”. Considerado um dos clássicos infantis da literatura mundial , “Cinderela” é uma livre adaptação de Luís Melo, com direção de Davidson Caldas, e grande produção de L.Melo Produções e Cia Camarim de Teatro.
A comédia infantil que conta a história de como Cinderela ficou aos cuidados de sua madrasta Mercedes, uma mulher egoísta e rude, que tomou conta de todos os bens da família, apossando-se inclusive de parte da herança que lhe pertencia. Mercedes tem duas filhas, Gertrudes e Lucrécia  que juntas fazem de Cinderela uma serviçal – a qual obrigam fazer todos os serviços domésticos e ainda ser alvo de deboches, malvadezas e humilhações.
Mesmo assim, Cinderela sonha em ter uma vida melhor. Ela vai contar com o apoio de dois ratos espertos, Jeremias e Joselito, e da mágica Fada Madrinha, que a ajudarão a ir ao cobiçado baile real – que vai mudar para sempre o rumo da vida de todos naquela casa.
“Cinderela é um conto de fadas feito para toda família, no qual fala sobre sonhos, liberdade e amor”, opina o produtor Luís Melo.
Cia Camarim de Teatro: A companhia nasceu em 2003 e já se apresentou em inúmeros festivais, recebendo mais de 21 prêmios e várias indicações por seus trabalhos cênicos. 

Dentre os festivais, merecem destaque o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga; Festival Estadual de Teatro de Acopiara; Festival de Teatro de Fortaleza, Mostra Sesc Cariri de Artes, FESTFOR, FECTA e Mostra Canoa de Artes – além de ser agraciada com dois prêmios na categoria “Circulaçao de Espetáculos Teatrais” e “Manutenção de Grupos Cênicos”, conferidos pela Secretaria De Cultura Do Estado Do Ceará, dentro do Edital de Incentivo as Artes.

Desta maneira a CIA CAMARIM DE TEATRO luta pela valorização do teatro feito no Ceará, prezando sempre pelo compromisso artístico e estético de seus trabalhos, como “Homens Rapinas”, “Livrolândia, o reino da Leitura”, “Os palhaços e as histórias de Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho e “Os Brinquedos no Reino da Gramática” – todos dirigidos por Davidson Caldas.

FICHA TÉCNICA:
Texto: Luis Melo
Direção: Davidson Caldas
Elenco: Cia. Camarim de Teatro

Pristley Pereira - Ator Revelação

Sou Pristley Pereira tenho 22 anos e a três anos dedico a minha vida a Cia. Camarim de Teatro. Desde criança faço teatro, a muito fazia inconscientemente, pois não conhecia essa arte e não sabia o que estava fazendo, mas com o passar do tempo fui conhecendo pessoas que mim proporcionaram informações básicas e essenciais.

Foi na escola onde tudo começou, sempre procurei por espaço nas escolas por onde passava, para poder conhecer o fazer teatral, mas por conta da falta de incentivo nas escolas públicas, esse querer foi ficando um pouco de lado e quando dei por conta, tinha esquecido quase que por inteiro o teatro que tanto gostava. Em 2005, assistir ao meu primeiro espetáculo “As prosopopeias de Cassimiro Coco , ao fim do espetáculo estava encantado pela magia que tinha tocado o meu coração. Nesse dia percebi que era isso que eu queria fazer, era isso que eu queria pra minha vida... Sempre fui muito sonhador, mas tinha sonho muito alto, e nunca mim imaginei entrar em um grupo de teatro e fazer apresentações para mais de mil pessoas... Em 2006, por falta de teatro na minha escola, resolvi junto com alguns amigos, entrar para o vôlei, foi onde eu passei três anos treinando, mas eu sabia que não era aquilo que eu queria, não era em quadra jogando que eu queria estar, mas mesmo fazendo o que eu não queria, nunca abandonei o teatro. No ensino médio, participava das gincanas culturais onde sempre fazia questão de está participando das apresentações artísticas, teatro e dança. Em cada apresentação, o pulsar do coração era sentido no corpo por completo, pois sabia que estava fazendo o que realmente gostava, de ser ator.

Por ironia do destino, em novembro de 2008, em uma prova esportiva da gincana, sofri um acidente, que mudaria toda a minha trajetória... Não podendo mais treinar vôlei, não sabia mas o que fazer. Nunca gostei de ficar parado, sem fazer nada, estava perdido. No começo de 2009, a Cia. Camarim de Teatro traz pra Maranguape um projeto onde todos os fins de semana aconteciam apresentações no Teatro Municipal Pedro Gomes de Matos, sempre ia a todos, foi onde comecei minha amizade com o diretor Davidson Caldas, que mim fizera o convite para assistir e a participar da oficina do grupo principal... Dia 28/02/2009, dia marcante para minha vida, dia que entrei para Cia. Camarim de teatro. Ainda muito tímido, não sabia muito bem o que ali fazia... Os jogos teatrais eram sem duvidas no mínimo esquisitos, já que nunca tinha ouvido falar do jogo teatral, era o inicio de uma história.

Vergonha nunca fez parte do meu dicionário, sempre mim jogava por inteiro nos jogos e buscava sempre tirar todas as minhas duvidas, e com muita humildade os atores mais experiente, sempre com paciência, mim explicavam, e assim, fui seguindo em frente na busca do conhecimento. No mesmo ano que entrei, fiz minha estréia no mesmo espetáculo que um dia mim encantou, e pra ficar mais inacreditável com tudo que estava acontecendo, minha estréia aconteceu no palco principal do Dragão do Mar... Já acostumado com a rotina de ensaios e sempre mim dedicando entrei também para o elenco do “Livrolândia: O Reino da Leitura”, onde comecei fazendo o Padre, passei pelo Doutor Sabidão e hoje Faço o Bobo da Corte. No espetáculo “Os Palhaços e as Histórias de Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho”, comecei fazendo a contra-regragem dos atores, trocando suas roupas e cuidando dos seus adereços, e agora faço o personagem que um dia tanto ajudei, Abacate, um dos protagonista da história. Em “Os Brinquedos no Reino da Gramática” Faço o Porquinho Vocabulário, meu primeiro personagem, com ele trago a experiência e dedicação de todos esses anos. Além do teatro, também faço dança, onde participo de um Corpo coreográfico como Collor Guard.
A arte sempre esteve presente na minha vida. Não consigo mim imaginar longe dos palco, longe dos aplausos. Aprendi muita coisa, mas sei que ainda tenho muito que aprender. Agradeço sempre a Davidson Caldas pela oportunidade que mim deu. Obrigado por tudo. Obrigado a Cia. Camarim de Teatro por cada momento vivido e de afeto trocado!


Agenda: Próxima Apresentação


Livrolândia: O Reino da Leitura

O espetáculo "Livrolândia: O reino da Leitura" é de autoria do autor e escritor Jorge Ritchie e aproximadamente 5 anos vem encantando plateias de todo Ceará pela Cia Camarim de Teatro. Com a direção de Davidson Caldas, o espetáculo contabiliza aproximadamente 300 apresentações em diversos cidades, em diversos espaços e teatros espalhados pelo ceará e em outros estados. Ganhador de mais de 15 prêmios nos festivais por onde passou, a maior vitória deste espetáculo é o sorriso receptivos da platéia que não se cansa de assistir e encomendar o espetáculo.
O elenco já passou por diversas mudanças, mas sempre preservou a essência propostas nos primeiros ensaios e na concepção da peça. "Livrolândia: O Reino da Leitura" voltou a se apresentar em agosto deste ano no Teatro Sesc Emiliano Queiroz onde passou um mês em cartaz encantando mais uma vez o público infantil de Fortaleza.
No último sábado pela manhã (20/10) a Cia teve o prazer de se apresentar no Colégio Olímpicos para mais de 500 crianças que não desgrudaram os olhos e participaram como nunca antes. Foi encantador!

Apresentação do Livrolândia: O Reino da Leitura - Colégio Olímpicos (20/10/2012)

domingo, 21 de outubro de 2012

Edilson Gomes - Ator e Publicitário

Edilson Gomes Ator desde os 11 anos quando iniciou sua carreira artística participando de festivais artísticos da escola. Com mais de 38 textos teatrais escritos, destacou-se em 2001, 2002 e 2003 no FESTAL (Festival de Talento das Escolas Públicas). Em 2003 fez parte da fundação da Cia Camarim de Teatro com a direção de Davidson Caldas e mais 24 Jovens atores da cidade. O primeiro espetáculo fora "Homens Rapinas" onde atuou com o personagem de Urubu/Delegado. No início de 2005 participou do Ministério de Arte da Comunidade Fonte de Água Viva, onde teve a oportunidade de montar esquetes de punho religioso, mas que veio ao fim em 2006. Durante dois anos participou de grupos teatrais onde ministrava cursos e dirigia pequenas esquetes em Maranguape. Em 2007 concorreu no Festival de Músicas Inéditas em Maranguape como compositor onde ganhou o 2º lugar no festival. Em 2008 decidiu reativar o mesmo ministério e assumiu a coordenação do grupo e da direção artística assinando como direto e autor diversas esquetes. Em 2010 desligou-se do ministério e em seguida escreveu, dirigiu e atuou na esquete "Capitão Fura-bucho VS Tonha do Tiro, onde tirou o 3º lugar no III Festival Recado de Teatro, concorrendo com mais 7 esquetes e sendo premiado como Melhor Ator e uma das Atrizes (Érica Ferreira) como melhor atriz. No mesmo ano fora convidado a participar dos espetáculos "Livrolândia: O Reino da Leitura"  e "As prosopopeias de Cassimiro Coco", ambos com a direção de Davidson Caldas. Atualmente Edilson Gomes é estudante de publicidade onde divide-se entre um profissional de comunicação e ator da Cia Camarim de Teatro. Hoje faz parte do elenco do Espetáculo "Os Brinquedos no Reino da Gramática" e continua no elenco de "Livrolãndia: O Reino da Leitura". No grupo, Edilson faz parte da Diretoria e também é responsável pelo setor de marketing.

Edilson Gomes de Dr. Sabidão do Espetáculo Livrolândia; O Reino da Leitura. Teatro Dragão do Mar - Junho de 2010

O REI LEÃO - O MUSICAL ESTREIA NO TEATRO ABRIL EM 2013

Com estreia prevista para 7 de março de 2013, Rei Leão - O Musical anunciou na terça, 2 de outubro, as primeiras informações sobre a criação do espetáculo no Brasil e a venda de ingressos, que começa ainda nesse mês.

Com um elenco formado por atores, cantores e bailarinos brasileiros, os nomes que compõem os personagens e a direção ainda não foram divulgados pela produção. Os brasileiros que formam o time até o momento são Gilberto Gil, que assina as traduções das canções, e a atriz Rachel Ripani, responsável pela tradução de script.

Ingressos

Entre os dias 20 e 28 de outubro acontece a pré-venda exclusiva para clientes dos Cartões de Crédito Bradesco, Bradesco Seguros e American Express Membership Cards. Os valores vão de R$ 50 (Balcão B) a R$ 280 (Setor Premium) e podem ser parcelados em até 5 vezes sem juros com 20% de desconto. Após esse período, o número de parcelas cai para três. Não foram divulgadas ainda informações sobre a venda para o público geral. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Tickets for Fun, pelo telefone 4005-5588 e na bilheteria oficial do Teatro Abril

Músicas
Como a fase de seleção ainda não está concluída, Gilberto Gil não teve contato e nem trabalhou suas músicas diretamente com atores, mas deixou claro que quando os ensaios realmente começarem, estará presente para dar toques finais e ajustar algumas palavras e entonações que não se encaixarem da forma correta.

Até o momento, a produção liberou quatro versões brasileiras feitas por Gil, "Ciclo da Vida" (The Tree of Life), "Terra Seca" (Shadowland), "Está em Ti" (He Lives in You) e "Dá Pra Ver o Amor Aqui" (Can You Feel The Love Tonight).

Em cartaz há 15 anos na Broadway e traduzido em mais de 8 idiomas, essa é a primeira vez que o musical é produzido na América do Sul. O Rei Leão já passou por 15 países diferentes e é considerado a produção de maior sucesso da Broadway, superando, inclusive, o público do famoso O Fantasma da Ópera.

Inspiração no filme



Inspirados na cultura africana, Julie Thaymor, diretora e responsável também pela figuração do espetáculo original, contou que, durante todo o processo de criação de Rei Leão - O Musical, buscou-se levar o aspecto humano dos personagens do filme para o palco dos teatros. E, para isso, a escolha foi abrir mão de uma reprodução exata dos animais. De acordo com ela, se tornou mais interessante que o público entrasse em contato direto com a forma que aquela história estava sendo apresentada a eles, sempre tendo em vista os atores e suas feições.
Foram criadas máscaras de animais que se encaixam em cima da cabeça de cada um, de forma que o rosto dos atores continuasse aparecendo. Os figurinos foram pensados para que possuíssem características animais sem deixar de lado o aspecto humano. Embora se pense em uma produção da Disney, tudo é baseado em humanos. Os tecidos, inclusive, começaram branco e foram pintados a mão com influências da arte africana.

Sempre...

Boa Tarde queridos leitores. É com muita alegria que nós, da Cia Camarim de Teatro, vem mais uma vez atualizar nossos blog, pois muitas coisas aconteceram nesse período no qual não atualizamos nossos perfis na mídias sociais e em especial nosso blog.
A arte precisa de incentivo e com esses objetivos é que a Cia Camarim de Teatro entrou de corpo e alma na luta pela prefeitura de Maranguape. Nosso apoio foi para um jovem que tanto nos ajudou e sempre esteve atento em nossas reivindicações. Esse jovem chama-se Átila Câmara.
A luta foi grande, mas com muito esforço e com muita determinação e sede de mudar, a campanha de Átila 40 atingiu uma vitória histórica e muito envolventemente.
A cia Camarim de teatro também esteve atuante durante esse longo período. Estivemos em cartaz todos os finais de semana, apresentando-se também durante a semana em diversas cidades e teatros do estado do Ceará. Conciliar apresentações entre uma campanha eleitoral e nossa agenda não foi fácil, mas com muita determinação conseguimos executar essa façanha.
Foram vários teatros que receberam o Espetáculo Os brinquedos no Reino da Gramática e o Livrolândia: O reino da Leitura que durante todo o mês de agosto esteve em cartaz todos os finais de semana no Teatro Sesc Emiliano Queiroz. Foi maravilhoso!
Ontem (20/10), nos apresentamos com o Livrolândia pela manhã no Colégio Olímpicos e pela tarde no Centro Cultural do BNB da praia do Futuro com Os Brinquedos no Reino da Gramática. E hoje iremos nos apresentar com esse mesmo espetáculo no Parque Ecológico Rio Branco, na Av. Pontes Vieira.
Graças a Deus e a todos trabalho desenvolvido a quase 10 anos, a Cia Camarim de Teatro nunca parou, muito pelo contrário, estivemos mostrando nosso trabalho nos quatro cantos do Ceará!

Edilson Gomes