Espetáculos



HOMENS RAPINAS (2003)
Texto: Cláudio Ivo - Direção: Davidson Caldas



O Espetáculo “Homens Rapinas” texto de Cláudio Ivo e Direção Artística de Davidson Caldas, traz ao centro do debate teatral, a condição sócio-econômica dos moradores do lixão cearense. Nesta ambiência cenográfica os atores foram estimulados a pesquisar sobre as condições de moradia e relações de pessoas que vivem e dependem exclusivamente dos restos de uma sociedade. O texto e a montagem exploram ainda as relações de poder entre os cidadãos e nos oferece momentos hilários de nossa gente através da molecagem do nosso povo. Um trabalho gratificante e prazeroso que nos fez refletir e repensar sobre nossas atitudes e práticas cotidianas.

_________________________________________________________________________________


 AS PROSOPOPEIAS DE CASSIMIRO COCO - (2005)
Texto: Orlangelo Leal - Direção: Davidson Caldas

Baseado nos contos tradicionais do teatro popular nordestino, a Cia camarim de teatro encena um texto de Orlangelo leal, que seduz o público pelo colorido de seus personagens, arquétipos contidos no imaginário popular, recheando com muita música essa brincadeira poética. As prosopopeias de Cassimiro côco, espetáculo cênico-musical da Cia camarim de teatro, tem como objetivo principal de unir duas linguagens em uma só poesia, apresentando de maneira lúdica e prazerosa, a diversidade cultural de nosso povo, através de nosso cheiro, de nossa voz, costumes e crenças, buscando o respeito as nossas tradições e o reencontro com valores ancestrais tão adormecidos no ser humano, além de momentos hilários, provocados pelo bom humor da molecagem cearense.

Sinopse

Extraído de contos da tradição oral, o espetáculo apresenta de forma lúdica e divertida as gaiatices e molecagens de Cassimiro côco, um nordestino muito esperto que de porta em porta consegue engabelar cangaceira valente, delegado incompetente e moças no caritó. Aprontado muito mais que João grilo, Mateus e Pedro Malasartes. A partir daí vivenciamos momentos de muitos risos e lágrimas numa farsa cômica que agrada de gregos a cearenses.

História

O espetáculo fora agraciado com diversos prêmios em importantíssimos festivais pelo Ceará. Tais como os prêmios de direção (Davidson Caldas), espetáculo,  Juri Oficial, melhor Triz Coadjuvante (Mayla Bitencourt), melhor ator (Maicom Batista),  figurino, sonoplastia, cenografia, caracterização (Fábio Araújo) e conjunto Cênico no Festival de esquetes de Fortaleza em 2010. Já no I Festival Nacional de Horizonte o espetáculo foi agraciado com os prêmios de ator coadjuvante (Pedro Mágno), ator revelação (Adriano Araújo). Com mais de 5 anos em cartaz o espetáculo colecionou prêmios e se apresentou nos quatro cantos do Ceará com aproximadamente 350 apresentações.

____________________________________________________________________________


LIVROLÂNDIA: O REINO DA LEITURA (2007)

Texto: Jorge Rithie - Direção: Davidson Caldas

Era uma vez...

Uma aventura emocionante, cheia de magia e encanto onde a leitura é o acorde principal. Um rei e seu bobo da corte partem em busca de um candidato competente para se tornar um leitor oficial. Será que o rei e o bobo em meio a magias e ambição, conseguirão encontrar um candidato a leitor real? Uma bailarina, um vendedor de livros e um mago terrível estão envolvidos neste fantástico concurso. Muita diversão e muita confusão estão nos parágrafos desta história lúdica e encantadora que ainda não está nos seus livrinhos.


____________________________________________________________________________


OS PALHAÇOS E AS HISTÓRIAS DE BRANCA DE NEVE 
E CHAPEUZINHO VERMELHO - (2010)
Texto: Walden Luiz  - Direção: Davidson Caldas


Dois palhaços, Duas imaginações...

Uma divertida viagem pelas histórias de “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”.Abacate e Banana usam de suas criatividades bufonescas, para contar, cantar e representar esses dois clássicos da literatura universal, um desejo profundo de utilizar a criatividade para criar e divertir, vendo o mundo de maneira lúdica e pedagógica onde a fantasia será o pontapé inicial para a diversão.

Os palhaços e as histórias de branca de neve e chapeuzinho vermelho, é um espetáculo que propõe a criança um mergulho no universo mágico do teatro infantil, com um toque lúdico-pedagógico, apresentando o que há de mais puro e significativo na essência do homem que não deixa de ser a mesma desde os primórdios da humanidade.
A narrativa contada, cantada e representada pela imaginação dos palhaços; Abacate e Banana giram sempre em torno de questões fundamentais que fazem parte das problemáticas existenciais e das problemáticas sociais, do ser humano.

____________________________________________________________________________

OS BRINQUEDOS NO REINO DA GRAMÁTICA - (2011)
Texto: Fernando Lira - Direção: Davidson Caldas 


O reino da gramática está de pernas para o ar! Um rei louco, um cowboy inteligente, um porco faminto por palavras, estão envolvidos nesta fantástica e atraente história vivida por brinquedos que lutam contra o analfabetismo. Conseguirá o povo libertar as palavras que estão em posse de um rei analfabeto? A gramática será um país onde novamente o prazer da leitura se tornará um hábito saudável para todos? Saibam destas e de outras, neste espetáculo onde os brinquedos têm vida e o maior tesouro é o saber.

"O teatro como formador de opinião pode ser uma saída para tirar o governo da falência moral e mostrar ao público que o trabalho sério é a solução."
(Antônio Ermírio de Moraes)

_________________________________________________________________________________


"CINDERELA" (2012)
Texto: Luiz Melo - Direção: Davidson Caldas


 “Cinderela” é uma livre adaptação de Luís Melo, com direção de Davidson Caldas, e grande produção de L.Melo Produções e Cia Camarim de Teatro.

A comédia infantil conta a história de como Cinderela ficou aos cuidados de sua madrasta Mercedes, uma mulher egoísta e rude, que tomou conta de todos os bens da família, apossando-se inclusive de parte da herança que lhe pertencia. Mercedes tem duas filhas, Gertrudes e Lucrécia  que juntas fazem de Cinderela uma serviçal – a qual obrigam fazer todos os serviços domésticos e ainda ser alvo de deboches, malvadezas e humilhações.
Mesmo assim, Cinderela sonha em ter uma vida melhor. Ela vai contar com o apoio de dois ratos espertos, Jeremias e Joselito, e da mágica Fada Madrinha, que a ajudarão a ir ao cobiçado baile real – que vai mudar para sempre o rumo da vida de todos naquela casa.
“Cinderela é um conto de fadas feito para toda família, no qual fala sobre sonhos, liberdade e amor”, opina o produtor Luís Melo.
Desta maneira a CIA CAMARIM DE TEATRO luta pela valorização do teatro feito no Ceará, prezando sempre pelo compromisso artístico e estético de seus trabalhos, como “Homens Rapinas”, “Livrolândia, o reino da Leitura”, “Os palhaços e as histórias de Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho e “Os Brinquedos no Reino da Gramática” – todos dirigidos por Davidson Caldas.

FICHA TÉCNICA:
Texto: Luis Melo
Direção: Davidson Caldas
Elenco: Cia. Camarim de Teatro

Um comentário: