quinta-feira, 12 de julho de 2012

Conheça Fernando Lira e sua opinião sobre teatro infantil e seu papel na construção cultural das crianças.


Natural de Sobral (CE), formado em Engenharia Elétrica pela UFC (1985), mestre em Controle e Processo pela PUC-RJ(1990), graduado em Comunicação Social UFC(2000), mestre em Comunicação e Semiótica PUC-SP(2003), com dissertação defendida na área teatral ligada à comédia, estudou no curso de formação de atores do TUCA(Teatro Universitário da PUC-SP), doutor no Curso de Artes Cênicas da UFBA, professor do curso de Artes Cênicas do CEFETCE, e coordena, nessa instituição, o Grupo de Pesquisa em Comicidade e Riso. Dramaturgo autodidata, Fernando Lira Ximenes (Foto) vem, desde 1998, atuando no cenário cearense como autor, ator e, algumas vezes, diretor de teatro.

Versátil, tanto escreve para o teatro adulto, como para o infantil, e tem tido sempre muitas de suas peças encenadas para ambos os públicos. De bem com o público, já se viu premiado em categorias diversas como, autor de texto original, conjunto de trabalhos, ator revelação, projeto de produção teatral. Em 2005, publicou seu primeiro livro de peças teatrais, O NARIZ DA MADAME e outros esquetes.
Fernando Lira defende que a dramaturgia infantil não deva ser utilizada como mera atividade pedagógica, mas que possa sim se tornar uma obra de arte. "O teatro infantil é uma obra de arte. Muitos pais querem levar o filho, para que a gente dê uma mensagem moralista, mas a gente tem evitado isso, embora às vezes, confesso, cometa deslizes. Mas muitas peças dialogam inclusive com os pais. O importante é fazer do teatro, uma experiência lúdica e estética", pondera.

Ao garantir que o teatro infanto-juvenil se consolide como obra de arte, Fernando Lira acredita estar formando um público apreciador de teatro. O importante é conquistar o público para as artes cênicas, independente de a história ser bonitinha, agradável, divertida ou pedagógica. "Se a criança ficar presa apenas à história, ela perde um pouco da magia do teatro. O público deve ser conquistado pela encenação e pela teatralidade, não apenas pela trama".

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Teatro como uma forma de desenvolvimento das capacidades na escola


     Na Educação Infantil, o brincar (Corpo e Movimento) é parâmetro para o desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, é por meio da brincadeira e da fantasia que a criança e o adolescente se apropriam do mundo adulto, das regras e da complexidade sócio-cultural da sociedade a qual pertence. Sendo assim uma proposta de Arte Educação de qualidade compreende o papel fundamental do brincar, bem como as possibilidades de compor uma proposta pedagógica que de fato promova um desenvolvimento infantil de qualidade.
Dentro desta proposta, o teatro trabalha uma linguagem que oportuniza formas de manifestação que permite que a criança e o adolescente utilizem as diferentes formas de linguagem da sociedade como a corporal, a verbal, a escrita, entre outras, expressando suas próprias vivências e experiências de maneira mais crítica e com isso, a criança analisa e avalia o resultado de suas ações interagindo de maneira mais eficaz no meio social em que vive.
Neste contexto, o teatro apresenta o movimento como uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. Através do movimento, o teatro engloba as expressões e a comunicação, também ligada ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e dos adolescentes nesta faixa etária possibilitando o desenvolvimento de sua identidade e autonomia. 

      Estabelecer vínculos de troca de conhecimentos com o Professor e seus colegas, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social. Este trabalho se desenvolve  através dos vários jogos teatrais que visam não somente trazer lazer ocupacional para os jovens, mas também trazer benefícios na vida estudantil através de técnicas que irão estimular a imaginação, o raciocínio, coordenação motora e usar de exercícios de voz divertidos para estimular uma melhor comunicação e uma melhor dicção da voz para os alunos. Explorar, ampliar, familiarizar e oportunizar a criança na construção de seu conhecimento progressivamente através do movimento estético do corpo com seus gestos, posturas e ritmos.