segunda-feira, 2 de julho de 2012

TEATRO NA ESCOLA


"A arte é necessária, é uma linguagem que mostra o que há de mais natural no homem; através da qual é possível verificar, até mesmo, que o homem pré-histórico e o pós-moderno não estão distantes um do outro quanto o tempo nos leva a imaginar. A arte é baseada numa noção intuitiva que forma nossa consciência. Não precisa de um tradutor, de um intérprete. Isso é muito diferente das línguas faladas,
porque você não entenderia o italiano falado há quinhentos anos, mas uma obra renascentista não precisa de tradutor. Ela se transmite diretamente. E essa capacidade da arte de ser uma linguagem da humanidade é uma coisa extraordinária"
(OSTROWER, 1983).

O homem sempre teve a necessidade de representar. Representar suas tristezas, angústias, alegrias, etc. Seja inicialmente para cultuar deuses e posteriormente uma atividade dramática cultural encenada por muitos povos, o fato é que a partir de então o teatro faz parte da nossa cultura e na maioria das vezes, o primeiro contato que temos com o teatro é através da escola, de maneira simples e tímida.

O fazer teatral permite ao professor abusar da sua criatividade com seus alunos, mostrando e buscando seus talentos através de suas esquetes apresentadas, muitas vezes, na própria escola. Com toda dificuldade de uma montagem escolar e praticamente sem nenhum apoio, o teatro de escola nos proporcionam grandes emoções e revelações de artistas escondidos querendo uma oportunidade de expressar a sua arte.

A emoção de estar pela primeira vez no palco apresentando-se para amigos de sala é inesquecível, o coração bate mais forte, as mãos começam a suar, o nosso corpo começa a tremer do pé a cabeça, temos a sensação de que esquecemos o texto, os olhos começam a brilhar e o medo de errar fica cada vez mais forte, até que, as cortinas se abrem e tudo que estávamos sentindo antes passa, e o que fica, é o brilho no olhar de estar se apresentando pela primeira vez e dando o seu melhor. Com tudo isso, aprendemos a ter responsabilidades, compromisso e respeito, o comportamento é melhorado a vontade de continuar fica mais evidente.

Trabalhar com o teatro na escola, não é apenas fazer os alunos assistirem as peças, mas representá-las, inclui uma série de vantagens obtidas: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário), oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha a cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade, incentiva a leitura, propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens; ajuda os alunos a se desinibirem-se e adquirirem autoconfiança, desenvolve habilidades adormecidas, estimula a imaginação e a organização do pensamento. Enfim, são incontáveis as vantagens em se trabalhar o teatro na escola.

Felizmente o Teatro na Escola tem sido difundido entre crianças e adolescentes por muitos professores visionários; professores estes que sabem que o teatro é uma das formas mais inteligentes de fazer com que a criança e o adolescente assimile bem um tema.


Por: Pristley Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário