segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Teatro como uma forma de desenvolvimento das capacidades na escola


     Na Educação Infantil, o brincar (Corpo e Movimento) é parâmetro para o desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, é por meio da brincadeira e da fantasia que a criança e o adolescente se apropriam do mundo adulto, das regras e da complexidade sócio-cultural da sociedade a qual pertence. Sendo assim uma proposta de Arte Educação de qualidade compreende o papel fundamental do brincar, bem como as possibilidades de compor uma proposta pedagógica que de fato promova um desenvolvimento infantil de qualidade.
Dentro desta proposta, o teatro trabalha uma linguagem que oportuniza formas de manifestação que permite que a criança e o adolescente utilizem as diferentes formas de linguagem da sociedade como a corporal, a verbal, a escrita, entre outras, expressando suas próprias vivências e experiências de maneira mais crítica e com isso, a criança analisa e avalia o resultado de suas ações interagindo de maneira mais eficaz no meio social em que vive.
Neste contexto, o teatro apresenta o movimento como uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. Através do movimento, o teatro engloba as expressões e a comunicação, também ligada ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e dos adolescentes nesta faixa etária possibilitando o desenvolvimento de sua identidade e autonomia. 

      Estabelecer vínculos de troca de conhecimentos com o Professor e seus colegas, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social. Este trabalho se desenvolve  através dos vários jogos teatrais que visam não somente trazer lazer ocupacional para os jovens, mas também trazer benefícios na vida estudantil através de técnicas que irão estimular a imaginação, o raciocínio, coordenação motora e usar de exercícios de voz divertidos para estimular uma melhor comunicação e uma melhor dicção da voz para os alunos. Explorar, ampliar, familiarizar e oportunizar a criança na construção de seu conhecimento progressivamente através do movimento estético do corpo com seus gestos, posturas e ritmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário